Estágio de foguete da SpaceX reentra na atmosfera; “bola de fogo” é vista no Brasil

Falcon 9 foi lançado no fim de 2021 para levar satélite turco ao espaço

Rastro do foguete Falcon 9 visto na região Sul do Brasil
Rastro do foguete Falcon 9 visto na região Sul do Brasil Reprodução

Emylly Alvesda CNN*

Em São Paulo

Ouvir notícia

O segundo estágio do foguete Falcon 9, da SpaceX, reentrou na atmosfera sobre o Brasil na madrugada desta terça-feira (8). O registro foi feito às 4h36 na cidade de Turvo, no interior de Santa Catarina. O fenômeno também pôde ser visto do Rio Grande do Sul.

Câmeras de uma estação de monitoramento mostram o momento em que parte do foguete atinge camadas mais altas da atmosfera e se transforma em uma espécie de bola de fogo.

O foguete Falcon 9 foi lançado no final do ano passado para levar ao espaço o Satélite Turksat 5B, que deve fornecer serviços de comunicação à Turquia. É no segundo estágio que o Falcon X entrega a carga útil – estrutura que protege os satélites – à órbita desejada.

O registro do fenômeno foi feito pela Rede Brasileira de Meteoros (Bramon), do Clima ao Vivo. O objeto pôde ser visto cruzando o céu no Sul do país por pouco mais de um minuto.

Segundo o astrônomo Jocemar Justino, responsável por uma das câmeras de monitoramento que flagraram o fenômeno, os chamados lixos espaciais entram com frequência na atmosfera do planeta Terra. Os registros de imagens, no entanto, são incomuns. “Na maioria das vezes, acontecem sobre o oceano e em locais remotos”, explica.

Entenda o que é o Falcon 9

O Falcon 9 é um foguete reutilizável de dois estágios projetado e fabricado pela SpaceX. Ele é o primeiro foguete reutilizável de classe orbital do mundo, o que significa que pode ser lançado diversas vezes ao espaço. Atualmente, o Falcon 9 já foi lançado mais de 140 vezes.

Confira o vídeo

*Sob supervisão de André Catto

Mais Recentes da CNN