Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estradas de MG tiveram mais de 700 casos de erosões, danos e quedas em 15 dias

    Números foram divulgados pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG)

    Raphael CoracciniDanilo Moliternoda CNN

    As autoridades de Minas Gerais registraram pelo menos 704 ocorrências em estradas estaduais relacionadas a quedas de barreiras, erosões de pistas, aterros e taludes, danos em pontes e nos pavimentos de trechos asfaltados e de terra.

    Os dados, relacionados aos quinze primeiros dias do ano, foram divulgados pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que tem atuado na segurança e manutenção das estruturas com o auxílio da Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e prefeituras.

    Os problemas encontrados ao longo das vias estaduais estão relacionados ao excesso de água e infiltração nos terrenos, que tornam as estruturas mais suscetíveis a desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos e eventos relacionados.

    Do dia 1º até o dia 20 de janeiro, os volumes totais de chuva nas regiões mais afetadas de Minas Gerais estiveram entre 250 mm e 400 mm. Em alguns casos, como no centro-sul do estado, os picos chegaram a 500 mm.

    As áreas mais afetadas foram entre Janaúba e Salinas, no norte do estado; Jequitinhonha, na região nordeste; Patos de Minas, no noroeste; Ponte Nova, na Zona da Mata; e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.

    O Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 603 milhões para recuperação da infraestrutura e suporte a pessoas em cidades afetadas pelos temporais.

    Pouco mais de R$ 100 milhões serão aplicados para a desobstrução de vias e recuperação de acessos em estradas e rodovias no estado, afirma o governo.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve continuar nos próximos dias, mas de maneira esparsa, e não há indícios de configuração de outro episódio chamado de zona de convergência do Atlântico Sul, que foi responsável pelo excesso de chuva no início do mês.

    Tópicos