Exército alerta para possíveis danos por causa de tiros de canhão em Copacabana
Moradores devem abrir janelas para evitar fissuras e até mesmo vidros quebrados
Em um comunicado desta terça-feira (6), o Comando Militar do Leste alertou os moradores de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, especialmente aqueles que moram mais próximo ao Forte de Copacabana, no posto 6, que haverá salva de tiros de canhões. A partir das 9h desta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, a orla do bairro carioca receberá uma série de atividades em comemoração do Bicentenário da Independência.
Na nota, o CML recomenda que os moradores das proximidades do forte deixem as janelas abertas durante os disparos, para evitar danos como fissuras e até mesmo vidros quebrados.
“Entretanto, durante o ensaio no dia 4 de setembro [domingo], verificou-se que os tiros de salva não causaram sequer danos às vidraças do Forte de Copacabana próximos ao disparo”, diz o comunicado.
Os tiros de artilhadora no Forte de Copacabana vão ocorrer de hora em hora, a partir das 8h, de acordo com o CML.
A partir de 9h, há previsão de uma Parada Naval com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos, partindo do Recreio dos Bandeirantes, em direção à Baía de Guanabara.
À tarde, a partir de 13h, está planejado pelo CML a cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana, próximo ao forte.
A solenidade tem a previsão de show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Rio.
Na sequência, é a vez da equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista, “Os Cometas” – reforçada por integrantes da “Equipe Falcão”, da Força Aérea Brasileira -, fazer uma demonstração de salto com pouso na praia de Copacabana. Em seguida, a Esquadrilha Céu faz acrobacia pelo céu de Copacabana.
Às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana devem executar salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.
(Publicado por Carolina Farias)