Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    Falta capacitação para escola lidar com violência contra LGBTs, diz especialista

    À CNN Rádio, o presidente da Aliança Nacional LGBTI+ Toni Reis explicou conteúdo de Manual de Educação lançado em parceria com a entidade

    Rovena Rosa/Agência Brasil

    Amanda Garciada CNN

    A Aliança Nacional LGBTI+ lançou o Manual de Educação LGBTI+, que busca promover a diversidade sexual e de gênero no ambiente educacional.

    À CNN Rádio, Toni Reis, que é presidente da entidade, explicou que o texto quer uma escola “sem bullying, sem preconceito”, além de ser segura para “todas as pessoas, independentemente das características delas.”

    Os professores e educadores são o público-alvo do manual.

    “Há uma pesquisa que aponta que 60% deles não sabem lidar com situação de opressão e violência contra alunos LGBT”, disse.

    Ele destaca que a escola é o segundo momento de maior socialização, atrás do ambiente familiar.

    “Por isso é importante que profissionais saibam o que fazer”, completou.

    Toni destaca que o “profissional tem a obrigação de intervir [quando há violência]”, já que ele é a autoridade dentro da sala de aula.

    “A reinvindicação é para que haja capacitação nas universidades e faculdades, para depois haver reforço continuado, periódico”, defendeu.

    O manual apresenta, entre outros itens, quais as terminologias que um profissional da educação deve ou não abordar sobre diversidade sexual, além de esclarecer a legislação.

    *Com produção de Bruna Sales