Faremos acolhimento, mapeamento e reconstrução, diz ministro sobre chuvas na BA

Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, falou com a CNN na tarde desta quarta-feira (29)

Cleber Souzada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (29), que o governo federal tem atuado em conjunto com Defesa Civil de prefeituras da Bahia para amparar a população afetada pelo grande volume de chuvas que atinge o estado.

Segundo ele, três ações são consideradas para o momento atual e que é preciso saber o tamanho do problema. “Faremos acolhimento, mapeamento e reconstrução. Ainda não temos uma previsão do total de recursos necessários, isso só vai acontecer quando os municípios identificarem quais os danos causados.”

Marinho reforçou que tem atuado diretamente e conversado com ministros de outras pastas para auxiliar a população baiana nas ações mencionadas, além de monitorar diariamente as necessidades do estado da Bahia.

“Nosso dever é monitorar e apoiar essa população afetada pelas chuvas, não só na Bahia. Estamos dispostos a fazer o que for necessário para apoiar essa população. Temos uma estrutura à disposição da Bahia. Estamos fazendo nossa parte neste primeiro momento, que é de acolhimento”, disse Marinho.

Ele também criticou a discussão sobre a ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos locais afetados pelas chuvas.

“Um momento triste para o nosso país, de desastre, não precisamos de uma guerra de narrativas. Estamos presentes lá. O presidente nos procura diariamente para entender a situação. Sua presença ou não, não diminui ou aumenta a intensidade do apoio que já vem sendo feito ao estado da Bahia. O que gente quer saber é se a população baiana está sendo amparada”, acrescentou.

Mais Recentes da CNN