Feridos em explosão em Cabreúva (SP) são transferidos; empresa não tinha licença ambiental

Ao menos dez pessoas ainda permanecem internadas

Anderson Oliveira, da CNN*, São Paulo
Explosão em metalúrgica de Cabreúva, no interior de São Paulo, em 1º de setembro de 2023.
Explosão em metalúrgica de Cabreúva, no interior de São Paulo, em 1º de setembro de 2023.  • Portal da Cidade Cabreúva / Reprodução
Compartilhar matéria

Quatro pessoas feridas na explosão em uma metalúrgica de Cabreúva, no interior de São Paulo, na sexta-feira (1º), tiveram alta hospitalar neste sábado (2) e outras dez ainda permanecem internadas, mas foram transferidas para hospitais de outras cidades - Jundiaí, Campinas e Sumaré-, de acordo com informações da Santa Casa. O acidente deixou três mortos.

Inicialmente, a prefeitura informou que cinco pessoas haviam morrido. Neste domingo (03), a prefeitura de Cabreúva informou que três pessoas morreram na explosão da metalúrgica Tex Metal. O número foi corrigido após uma recontagem nos hospitais que receberam as vítimas do acidente.

A explosão deixou ao menos 30 feridos, segundo o prefeito Antonio Carlos Mangini informou à CNN. O estado de saúde das vítimas internadas não foi informado pelos respectivos hospitais.

Também neste sábado (2), a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que a metalúrgica Tex teve a sua licença de operação negada por "não atender às exigências técnicas da companhia durante o processo de licenciamento ambiental".

De acordo com a Cetesb, a metalúrgica recebeu com duas multas, em 15 de agosto deste ano, por funcionamento irregular e ampliação.

Laudo dos bombeiros

A CNN apurou que a empresa também não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), laudo que atesta a segurança contra incêndios.

Ao menos cinco pessoas foram mortas no acidente, segundo a prefeitura da cidade.

À CNN, o delegado responsável pelo caso, Ruiter Martins da Silva, afirmou que um possível vazamento de gás pode ter causado a explosão na área da caldeira, mas somente a perícia irá determinar o que, de fato, aconteceu.

A explosão

Às 10h42 desta sexta-feira houve uma forte explosão na metalúrgica Tex Metais. A explosão destruiu completamente o setor de caldeiras da metalúrgica. Vários funcionários estavam no turno de trabalho.

Os primeiros atendimentos foram prestados por unidades do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Os mortos e feridos ainda não foram identificados.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se pronunciou pelo X, o antigo Twitter: “Meus sentimentos às famílias e minha solidariedade à cidade de Cabreúva.”

(*sob supervisão de Marcos Rosendo)