Festas clandestinas, variante de Manaus em SP e mais de 15 de fevereiro

Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Isabella Faria

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Festas clandestinadas dispersadas e a identificação da variante de Manaus da Covid-19 em um morador de São Paulo são alguns dos destaques da manhã desta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021.

Festas clandestinas

Mais de 5 mil pessoas foram dispersadas de festas clandestinas pela polícia em Campinas, no interior de São Paulo, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. A operação da Guarda Civil Metropolitana e da Prefeitura interditou mais de 15 eventos em chácaras e estabelecimentos. Ninguém foi detido.

Variante de Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo emitiu um alerta depois que um morador da cidade foi diagnosticado com a variante de Manaus da Covid-19. A pessoa infectada mora no bairro do Ipiranga, que fica próximo aos municípios do ABC Paulista. A preocupação é com a eventual disseminação desse tipo de coronavírus.

Início da pandemia

Membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) que investigam as origens do coronavírus na China descobriram sinais de que o surto foi muito mais amplo em Wuhan em dezembro de 2019 do que se pensava. Segundo o principal investigador da missão da OMS, naquela época já havia mais de uma dúzia de cepas do vírus circulando pela região.

Cloroquina

Entre setembro de 2020 e janeiro deste ano, o governo federal distribuiu 420 mil doses de hidroxicloroquina para tratar pacientes com Covid-19. A informação foi confirmada pelo exército brasileiro à CNN. Até o momento, não há evidência científica de que o medicamento tenha qualquer eficácia no tratamento da doença.

Carnaval 2021

A ocupação dos hotéis caiu 70% no país neste Carnaval em comparação com o do ano passado. A capital paulista, por exemplo, estima que 80% dos quartos estão vagos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 

Mais Recentes da CNN