Foguete do Exército erra direção e cai em plantação em Formosa (GO)

Deputado quer convidar ministro da Defesa para obter informações

Foguete do Exército atingiu plantação de soja em Formosa (GO)
Foguete do Exército atingiu plantação de soja em Formosa (GO) Divulgação/assessoria do deputado José Nelto

Basília Rodriguesda CNN

Brasília

Ouvir notícia

O Exército abriu investigação para apurar falha no lançamento de um foguete padrão, em Formosa (GO), nesta quarta-feira, que acabou caindo em uma plantação de soja, fora do campo de treinamento. O dispositivo, de alcance reduzido e baixa carga explosiva, apresentou um problema técnico que levou ao desvio de rota. O episódio assustou moradores da região devido à proximidade do local com um galpão de combustíveis.

A investigação deve durar 30 dias. O incidente logo repercutiu entre políticos. O deputado José Nelto (PP-GO) afirmou que irá convidar o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, o comandante do Exército, general Freire Gomes e outros representantes das Forças Armadas.

“É um míssil do Exército e não do Putin”, afirmou o parlamentar à CNN. “Caiu em uma plantação de soja e milho, perto de um galpão de combustíveis. É perto da cidade. Isso nunca tinha acontecido. Exército vai ter que vir ao Congresso dar todas as explicações”, disse o deputado federal.

O Exército admite que o acidente aconteceu com um foguete e nega que tenha iniciado lançamento de mísseis no lugar, mas informa que isso deve acontecer no futuro.

O Comando de Artilharia do Exército fica em Formosa. O local é usado para treinamentos por terra, ar e com equipamentos utilizados pelas Forças Armadas.

Nota do Exército sobre o incidente de tiro de foguete:

“Formosa – GO

Em 11 de maio de 2022.

Acerca do incidente de tiro com foguete ocorrido nesta data, o Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) informa que durante exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingindo uma plantação.

Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais.

O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança.

O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações.

Atenciosamente,
COMANDO DE ARTILHARIA DO EXÉRCITO”

Mais Recentes da CNN