Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Força Nacional vai auxiliar PF no combate ao tráfico na fronteira com o Paraguai

    Objetivo é também combater tráfico de armas que passam para o Mato Grosso do Sul

    Força Nacional vai auxiliar PF no combate ao tráfico na fronteira com Paraguai
    Força Nacional vai auxiliar PF no combate ao tráfico na fronteira com Paraguai undefined

    Elijonas Maiada CNN

    A Força Nacional será enviada ao Mato Grosso do Sul, neste final de semana, para auxiliar a Polícia Federal (PF) no combate ao tráfico de drogas e armas no estado, principalmente na fronteira com o Paraguai.

    Os agentes de segurança ficarão, em primeiro momento, até 3 de maio, e, segundo portaria do Ministério da Justiça, darão apoio “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.

    A operação terá o apoio logístico da Polícia Federal no estado, que será responsável pela infraestrutura necessária à Força Nacional. A quantidade de policiais enviados é mantida sob sigilo por conta da segurança nas ações de risco.

    A CNN apurou que a Força Nacional atuará em apoio à PF não só na capital, Campo Grande, mas também em locais mais afastados e na fronteira com o Paraguai, de onde as autoridades observam maior incidência de tráfico de maconha, e também na fronteira com a Bolívia, de onde tem mais casos de tráfico de cocaína.

    O tráfico de armas também é uma prioridade. Em dezembro, a PF realizou uma megaoperação com a Interpol contra um grupo suspeito de traficar 43 mil armas para os chefes das maiores facções criminosas do país em três anos.

    Os itens saiam da Europa, passavam pelo Paraguai e depois entravam no Brasil via Mato Grosso do Sul. Foram expedidos 25 mandados de prisão.