Frente fria reforça chuvas no Sul e Sudeste nesta segunda-feira

São Paulo deve ser o destaque entre os estados, com temporais mais fortes, riscos de alagamentos e deslizamentos

Chuva em São Paulo.
Chuva em São Paulo. Rovena Rosa/Agência Brasil

Carolina FigueiredoLéo Lopesda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Uma frente fria, que avança da região Sul para o litoral paulista desde sexta-feira (4), ajuda a organizar um grande corredor de umidade e provoca chuvas do litoral de Santa Catarina até São Paulo nesta segunda-feira (7).

“A semana vai ser marcada por chuva em muitos estados do país e com alto risco para transtornos”, prevê a Climatempo.

Apesar da chuva persistir no litoral de Santa Catarina e cidades do norte e leste do Paraná, o grande destaque entre os estados neste início de semana deve ser São Paulo.

“O estado vai seguir o dia com tempo fechado e chuvoso. Há risco de alagamentos, deslizamentos e até transbordamento de rios e córregos devido ao volume de chuva”, apontam os meteorologistas da Climatempo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo alerta que o dia se manterá instável e chuvoso, com elevados volumes precipitação podendo ser registrados “desde a região da Baixada Santista em direção ao extremo da zona sul da Capital, região de Parelheiros e Capela do Socorro, além de São Bernardo do Campo e Santo André, municípios do Grande ABC paulista”.

“A temperatura mínima deve ser registrada no período da noite com previsão de 19°C e a máxima não deve superar 23°C, com taxas de umidade do ar entre 80% e 95%”, complementa o CGE.

Na manhã desta segunda (7), a Defesa Civil de São Paulo alertou no Twitter que chuva intensa acontecia por volta das 07h na Zona Sul da capital e ABC paulista, com registro de raios e alagamentos.

“Na terça-feira (8), não há previsão de chuva forte, pois o sistema frontal se afasta para os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No entanto, os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de muitas nuvens baixas e a chuva leve e a garoa serão ocasionais”, informou o CGE em nota.

Relembre os impactos das fortes chuvas em São Paulo

Mais Recentes da CNN