Frio intenso no Rio Grande do Sul pode provocar geada nesta semana

Após temporais extremos no fim de semana, o estado terá uma trégua das chuvas, mas enfrenta a chegada de uma intensa onda de frio polar

Da CNN
Compartilhar matéria

Após os temporais extremos que atingiram o Rio Grande do Sul no fim de semana, o estado deve ter uma semana de tempo mais firme, com menos chuvas. No entanto, a preocupação agora é a chegada de uma intensa onda de frio polar.

A massa de ar seco e frio que está empurrando as nuvens de chuva deve deixar o céu limpo na terça-feira (14), mas com temperaturas extremamente baixas. As mínimas podem chegar a 4°C em cidades como Pelotas e Uruguaiana, enquanto em Caxias do Sul e Porto Alegre as mínimas ficarão entre 6°C e 9°C.

No entanto, a sensação térmica, ou seja, a temperatura sentida na pele, pode ser ainda mais baixa, chegando a 0°C em algumas regiões. Isso significa que há risco de geada, com os campos amanhecendo brancos em cidades próximas à fronteira com o Uruguai.

Risco de geada se estende

O risco de geada não se limita apenas ao Rio Grande do Sul. Entre terça e quarta-feira (15), a previsão é de que o fenômeno também atinja regiões de Santa Catarina e Paraná.

Essa intensa onda de frio chega em um momento delicado para o Rio Grande do Sul, que ainda lida com as consequências das enchentes causadas pelos temporais do fim de semana. Enquanto em outras épocas a geada poderia ser vista como um fenômeno bonito, nesse cenário ela se torna mais uma complicação para a população já tão atingida.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.