Garimpo ilegal no AM, recorde de casos de Covid na Alemanha e mais de 25 de novembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Garimpo ilegal no Amazonas, pandemia avança na Alemanha e expectativa de vida dos brasileiros estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 25 de novembro de 2021.

Prévia da inflação

Puxado mais uma vez pela alta da gasolina, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 1,17% em novembro, após ter registrado taxa de 1,20% em outubro. É o que revelam os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pandemia na Alemanha

A Alemanha se tornou o 13º país a superar as 100 mil mortes por Covid-19 e registrou nesta quinta-feira um novo recorde diário de casos. O país enfrenta sua onda mais intensa da pandemia, mas até o momento o número de novas mortes não tem acompanhado a disparada de casos devido à vacinação.

Vacina da Pfizer para crianças

A Agência Europeia de Medicamentos aprovou a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idades entre 5 e 11 anos. A decisão poder ajudar a acelerar a imunização contra o vírus no momento em que a pandemia avança na Europa.

Garimpo ilegal no AM

No Amazonas, garimpeiros invadiram o Rio Madeira com centenas de dragas e balsas para exploração ilegal de ouro. Há pelo menos 15 dias, eles se instalaram na região e formaram uma espécie de “vila flutuante” para a atividade. A presença de garimpeiros não é novidade na região. Porém, a grande quantidade de dragas e balsas atuando no mesmo trecho chamou atenção. O Ministério Público Federal (MPF) pediu para que órgãos federais estaduais tomem medidas emergenciais de repressão.

Expectativa de vida

A expectativa de vida ao nascer dos brasileiros era de 76,8 anos em 2020, de acordo com dados publicados hoje pelo IBGE. A expectativa cresceu (são 2 meses a mais em comparação com o ano de 2019), mas o levantamento não levou em conta a pandemia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN