Goiânia é o lugar que mais choveu no Brasil; números podem ser históricos
Em apenas dois dias, a capital goiana registrou 104 mm de chuvas, o maior volume acumulado em 9 anos
Goiânia, capital de Goiás, registrou o maior volume de chuvas do Brasil entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25), acumulando 104,5 mm nos dois dias. Esse foi o maior índice de precipitação na cidade em um período de 24 horas desde 2015. Os dados foram registrados pelo Climatempo.
Segundo o Climatempo, esse foi o maior volume de chuva registrado em Goiânia em um intervalo de 24 horas desde 2015. Além deste recorde, a cidade também superou a média esperada de chuva para o mês de outubro.
Até as 9h desta quinta-feira, Goiânia acumulou cerca de 292,9 mm de chuva em outubro, mais que o dobro da média para o período, que é de 144 mm.
Mesmo sem terminar, outubro já é o mês mais chuvoso do ano em Goiânia, ultrapassando fevereiro, que foi o segundo maior, acumulando 288,5 mm.
A meteorologista do Climatempo Andrea Ramos explica que o Brasil está se aproximando de uma fase mais marcada do fenômeno La Niña nos meses de outubro e novembro. Ela ressalta que, segundo as previsões, a La Niña não deve apresentar uma intensidade forte, mas sim moderada.
La Niña é um fenômeno climático que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico equatorial se resfriam anormalmente. Isso altera os padrões de precipitação global, trazendo chuvas intensas em algumas regiões.
“Ainda temos previsão de mais chuva, já que a primavera é marcada por temperaturas elevadas e alta umidade, o que favorece a formação de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, complementou a meteorologista
Mês que mais chove
Este ano, foi a sexta vez que outubro registrou o maior volume de chuvas do ano em Goiânia. Com previsão de mais pancadas até o final do mês, podendo ser intensas, outubro de 2024 tem chances de terminar entre o quarto e o quinto mais chuvoso na capital desde 1961.
Confira os maiores volumes de outubro em Goiânia desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
- 1965 – 401,6 mm
- 1992 – 368,9 mm
- 1991 – 342,4 mm
- 1996 – 308,8 mm
- 2011 – 300,3 mm
- 2024 – 292,9 mm (até 25/10/24)
Chuva no fim de semana
Segundo o Climatempo, há expectativa de mais chuva em Goiânia durante o fim de semana. A combinação do calor e da alta umidade no estado de Goiás, juntamente com a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste, continuará formando nuvens carregadas em todo o estado nos próximos dias.
A previsão indica um fim de semana abafado, com períodos de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, especialmente à tarde e à noite, com possibilidade de raios.
Muitas dessas pancadas podem ser moderadas a fortes, inclusive na região de Goiânia, o que pode elevar ainda mais o acumulado de chuva na cidade neste mês de outubro de 2024.