Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governador do Rio de Janeiro demite presidente da Fundação Ceperj

    Órgão gastou R$ 288 milhões com pagamentos de servidores.

    Anna Gabriela CostaRafaela Cascardoda CNN

    em São Paulo e no Rio de Janeiro

    Ouvir notícia

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou, nesta quinta-feira (4), a troca do presidente da Fundação Ceperj, em uma investigação por falta de transparência em pagamentos de servidores.

    O órgão gastou R$ 288 milhões com pagamentos de servidores.

    “Hoje, anunciamos a substituição do atual presidente do Ceperj, assim como a proposição imediata de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP estadual para corrigir rumos e não prejudicar importantes programas sociais”, publicou Castro.

    O anúncio foi feito pelo governador, por meio do Twitter, na noite desta quinta-feira. Cláudio Castro afirmou que propôs também um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Estadual.

    O MP pediu acesso às imagens internas e externas das agências bancárias entre março e julho deste ano. Isso porque a Ceperj emitiu, só em 2022, mais de 90 mil ordens de pagamentos para mais de 27 mil pessoas físicas que recebiam o pagamento na boca do caixa.

    O MP determinou o prazo de 20 dias para receber as imagens.

    “Orientei para darmos total transparência às informações, pois, afinal, como governador, sou o maior interessado para que tudo seja esclarecido o quanto antes”, afirmou o governador.

    Na quarta-feira (3), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou que a Fundação Ceperj e o governo do estado suspendessem, de imediato, novas contratações e/ou remunerações de funcionários temporários ou por prazo determinado sem critério de transparência.

    O judiciário do Rio decidiu que a Ceperj e o governo fluminense só poderão contratar novos funcionários com a devida divulgação prévia da folha de pagamento da mão de obra vinculada a cada projeto, com indicação de nome, CPF e a função exercida por cada profissional.

    A Ceperj atua na execução de projetos referentes à atividade-fim de outros órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do estado do Rio de Janeiro, mediante celebração de acordos de cooperação, além de fornecer mão de obra contratada por tempo determinado para órgãos estaduais diversos, mediante contratação direta (RPA).

    *Com informações de Iuri Corsini e Camille Couto

    Mais Recentes da CNN