Governo federal vai liberar recursos para auxiliar Bahia devido à chuva

Tempestades no sul do estado deixaram pelo menos 12 pessoas mortas, além de milhares de desalojados e desabrigados

Municípios no sul da Bahia estão sendo atingidos por fortes chuvas desde o início do mês
Municípios no sul da Bahia estão sendo atingidos por fortes chuvas desde o início do mês Isac Nóbrega/PR

Basília Rodriguesda CNN

Ouvir notícia

O governo federal anunciou a liberação de recursos para auxiliar o governo da Bahia contra os estragos da forte chuva que castiga o sul do estado. Os valores ainda estão sendo levantados, a partir da demanda que será apresentada pelo governo estadual e as prefeituras.

As tempestades provocaram grandes transtornos em 19 municípios, com interdições em rodovias e pelo menos 12 pessoas mortas, além de milhares de desabrigados e desalojados.

De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, a pasta enviará cesta de alimentos, recurso para abrigamento e recurso de custeio para assistência social. “Não é apenas transferir recursos”, afirmou à CNN.

O ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou à CNN que o presidente Jair Bolsonaro também acompanha a situação. Marinho encaminhou à CNN uma lista de providências que estão sendo realizadas. Segundo o ministro, houve preocupação com a tomada de decisões rápidas. O ministro afirmou que irá à Bahia quando os problemas emergenciais forem contornados. “Esse é o momento de atender desabrigados. Iremos quando o tempo permitir”, afirmou.

De acordo com Marinho, houve trabalho de articulação com diversos órgãos. Haverá auxílio de aeronaves e tropas do Ministério da Defesa. O Conselho Nacional de Gestores Estaduais da Defesa Civil foi mobilizado para o envio de barracas de abrigamento.

O governo federal deve montar centro de emergência em duas cidades, Ilhéus e Itamaraju. Pela área da Saúde, haverá aportes em kit imunizantes, antiveneno e insumos contra leptospirose. Além de vacinas contra hepatite A, hepatite B e Influenza, também envio de frascos de hipoclorito de sódio para apoiar no tratamento da água de consumo humano. A lista inclui o envio de máscaras, botas, coletas, casacos impermeáveis, camisetas e álcool em gel.

“O governo vai liberar recursos para a compra de combustível para as aeronaves operarem”, afirma o secretario nacional de Defesa Civil, Alexandre de Lucas

Nesta manhã, houve reunião entre autoridades locais e do governo federal. Participaram os ministros da Saúde, Desenvolvimento Regional e da Cidadania e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Pelo menos seis estados anunciaram que enviarão recursos para ajudar nos trabalhos de resgate.

Mais Recentes da CNN