Governo do Mato Grosso autoriza reabertura de bares, cinemas, museus e teatros

Até o fim desta semana, o estado registrou 3.375 óbitos e 119.728 casos de coronavírus

Bares poderão reabrir em Mato Grosso
Bares poderão reabrir em Mato Grosso Foto: Reprodução/CNN

Isabela Medeiros, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O governo estadual do estado do Mato Grosso autorizou a abertura de bares, cinemas, museus e teatros e a prática de esportes. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (25), por meio do decreto 655/2020.

Os aparelhos culturais poderão funcionar respeitando o limite de público correspondente a 50% da capacidade máxima do local. As mesas e assentos devem ter espaçamento de um metro e meio. 

Bares, casas noturnas e espaços de shows também deverão respeitar esse mesmo distanciamento e o público só poderá ficar sentado. Esses locais podem funcionar com metade da capacidade máxima. 

Leia também:
‘É muito mais barato abrir leitos do que fechar economia’, diz governador do MT
Reabertura ameniza impacto da crise em bares e restaurantes, diz pesquisa
Sócios de bar e restaurante defendem cautela na reabertura em SP

Os esportes coletivos das categorias amador e profissional devem atingir, no máximo, 30% de público externo em relação à capacidade total do local do evento. Os lugares devem estar separados por uma distância mínima de um metro e meio. 

O decreto ainda prevê o cumprimento dos protocolos de saúde e normas sanitárias, como medição de temperatura corporal na entrada dos estabelecimentos e utilização de máscaras.

Até o fim desta semana, o estado registrou 3.375 óbitos e 119.728 casos. Dos casos confirmados, 15.419 estão em isolamento domiciliar. Outros 100.183 estão recuperados. Cuiabá é o município com maior número de casos de Covi-19, com mais de 23 mil infectados. 

Enquanto isso, 57,86% dos leitos de UTIs para adultos estão ocupados. Nas enfermarias, para a mesma faixa etária, 33% está em utilização.

Mais Recentes da CNN