Governo do Pará prorroga lockdown em 10 municípios até 24 de maio

Medida foi anunciada pelo governador Helder Barbalho (MDB), pelo Twitter

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) Foto: Marco Santos - 28.abr.2020/Agência Pará

Giovanna Bronze

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta sexta-feira (15) que o lockdown em dez municípios do estado está prorrogado até o dia 24 de maio — o prazo inicial previsto era que a medida se encerrasse no próximo domingo (17). O estado decretou lockdown em alguns municípios do estado que estejam com maior registro de casos e mortes por coronavírus, abrangendo a Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Benevides), além dos municípios de Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré e Breves. 

Segundo dados do painel de monitoramento do coronavírus do estado, o Pará registrou até às 13h desta sexta 12.109 casos confirmados de Covid-19 e 1.145 mortes pela doença. Só em Belém, foram registrados 3.963 casos e 458 mortes, os quais correspondem a 32,7% e 40% dos números totais do estado, respectivamente. A capital registrou letalidade de 11,56%.

“Aqui no estado do Pará, nós optamos pela estratégia do isolamento social para, de forma preventiva, proteger a nossa população”, informou Barbalho em vídeo publicado em sua conta no Twitter nesta sexta. “E como vocês sabem, nós instituímos o lockdown em dez municípios, aqueles que a média de pessoas infectadas são 50% maior da média do estado. E nestes dias de lockdown, os resultados são importantes: tivemos o aumento do isolamento social, cerca de 53 mil pessoas a mais em isolamento só em Belém. Em todo o estado, foram mais de 186 mil pessoas que aderiram junto conosco. Isso significa mais gente se protegendo, isso significa menos pessoas infectadas e, consequentemente, não precisando ir ao hospital e buscar o atendimento em saúde.”

Leia também

Desde domingo, Pará já aplicou 501 multas por descumprimento de lockdown

Pará decreta lockdown em dez cidades entre os dias 7 e 17 de maio

Entenda a diferença entre isolamento social e lockdown

Por causa do resultado positivo, o governo do estado decidiu prorrogar as medidas mais restritivas até 24 de maio. “Fica minha gratidão pela compreensão e pela adesão”, continuou, “mas ao mesmo tempo o meu apelo, o meu pedido: a gente precisa fazer um pouco mais de esforço. Isso ainda não é o suficiente. E por isso eu queria informar que iremos ampliar o lockdown nesses 10 municípios até o dia 24 de maio. É um esforço muito sofrido, mas é necessário. Eu tenho certeza que com esse esforço, iremos diminuir o número de mortos e diminuir a pressão no sistema de saúde público e privado, e isso representa salvar a vida da nossa população.”

No dia 13 de maio, o Pará foi o terceiro estado no país com os melhores números de isolamento social, com índice de 49,53%, ficando atrás apenas do Ceará (50,89%) e do Amapá (50,87%).  As multas para quem descumprir o lockdown começaram a ser aplicadas no último domingo, 10 de maio. Até às 18h de ontem (14), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará registrou 1.024 multas por pessoas que não justificaram sua saída durante o isolamento.

Mais Recentes da CNN