COP30

Governo do Pará: Três pessoas foram hospitalizadas após incêndio na COP30

Blue Zone foi atingida por chamas nesta quinta-feira (20); espaço foi completamente evacuado

Manoela Carlucci, da CNN Brasil, São Paulo
Vídeo mostra momento do incêndio na Blue Zone da COP30
Vídeo mostra momento do incêndio na Blue Zone da COP30  • Reprodução
Compartilhar matéria

De acordo com o governo do Pará, três pessoas foram hospitalizadas após inalar fumaça no incêndio que atingiu a área dos pavilhões dos países, na Blue Zone da COP30.

O espaço, que é destinado para negociações oficiais entre países, precisou ser completamente evacuado na tarde esta quinta-feira (20).

Ainda de acordo com uma nota da organização da própria COP, ao todo, treze pessoas foram atendidas e o "suporte médico apropriado foi fornecido".

Até o momento não há nenhuma confirmação do que pode ter causado o incêndio, mas a principal suspeita do Corpo de Bombeiros do estado é de que o fogo tenha começado em um equipamento eletrônico, possivelmente um forno de micro-ondas instalado em um dos estandes.

Durante a operação, 56 bombeiros atuaram diretamente na resposta às chamas, que foram controladas em apenas 6 minutos.

Segundo uma nota da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC na sigla em inglês), a Blue Zone não deve reabrir, até pelo menos às 20h.

Mais cedo em conversa com jornalistas, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as chamas já tinham sido contidas e ressaltou que o incidente poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo.

Na ocasião, destacou que a COP está programada para encerrar amanhã e "não foi porque um celular pegou fogo ali que a COP acabou".