Governo do RS cria programa de acolhimento para autistas desabrigados

Iniciativa TEAcolhe visa orientar pais, cuidadores e equipes sobre cuidados com pessoas com Transtorno do Espectro Autista afetadas pelas enchentes

Da CNN
Compartilhar matéria

O governo do Rio Grande do Sul lançou um programa denominado TEAcolhe para auxiliar no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desabrigadas pelas recentes enchentes que atingiram o estado.

A iniciativa tem como objetivo orientar pais, cuidadores e equipes de trabalho sobre os cuidados necessários para lidar com indivíduos autistas nessas circunstâncias.

As mudanças de rotina e estímulos intensos, como sirenes, ambulâncias, aviões e helicópteros, podem desencadear crises de choro, gritos, xingamentos e até autoagressão em pessoas com TEA.

O programa TEAcolhe envia equipes especializadas aos abrigos para orientar os responsáveis pelo acolhimento dessas pessoas, que muitas vezes perdem tudo e ficam totalmente dependentes da assistência do poder público.

Essa iniciativa conta com uma equipe de profissionais de educação, assistência social e saúde voluntários, que atuam nos centros de acolhida.

"Durante a permanência no abrigo é importante criar momentos de interação com atividades divertidas, com jogos e brincadeiras. Algumas dicas de ações lúdicas e pedagógicas que podem ser desenvolvidas são contação de histórias, rodinhas de conversas, mímicas, caça ao tesouro, circuito de obstáculos e adivinhar qual a palavra está num papel colado na testa, entre outras", destacou o governo gaúcho em nota.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.