Governo federal declara situação de emergência em 10 cidades do RS

Estado teve ao menos 51 mortos em chuvas intensas e enxurradas desde setembro

Da CNN Brasil
Chuvas fortes causam mortes, estragos, enchente e deixa centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul. No bairro Entre-Rios, o rio Passo Fundo subiu deixando diversas casas embaixo d'água e pessoas e animais tendo que serem resgatados, na cidade de Passo Fundo, nesta segunda, 4 de setembro de 2023.
Chuvas fortes causaram ao menos 51 mortes, além de enchente e enxurradas no RS desde setembro  • RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O governo federal declarou situação de emergência em dez cidades do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (9).

A decisão foi publicado no Diario Oficial da União (DOU).

Os municípios são os seguintes:

  • São José das Missões;
  • Canguçu;
  • Pinheiro Machado;
  • Arroio Grande;
  • Cerrito;
  • Rio Grande;
  • Cacequi;
  • Boqueirão do Leão;
  • Rosário do Sul; e
  • Faxinal do Soturno.

Mortes

O estado teve pelo menos 51 mortos desde setembro, segundo o governo gaúcho, em consequências dos efeitos de ciclones extratropicais que afetaram o território.

Com frequência, chuvas intensas, com ventanias, raios e granizo, atingiram o Rio Grande do Sul. Foram registrados diversas inundações, desabamentos, deslizamentos, enxurradas.

A portaria foi publicada pelo secretário nacional de proteção e defesa civil, ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff Barreiros. Ela já entrou em vigor no momento da publicação.

VÍDEO - MPF apura responsabilidades dos órgãos sobre enchentes no RS

*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo