Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo reconhece situação de emergência em 14 municípios de PE em decorrência das chuvas

    Até o momento, 84 mortes foram confirmadas após enchentes e deslizamentos no estado

    Nathallia FonsecaLéo Lopesda CNN

    São Paulo

    O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira (30), situação de emergência em cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco.

    De acordo com a publicação no Diario Oficial da União, os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba, além da capital Recife, estão em estado de emergência.

    De acordo com o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nove municípios da região metropolitana do Recife ainda estão classificados com risco muito alto para chuvas e deslizamentos.

    Até o momento, 84 mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais no estado.

    Liberação de recursos

    O governo federal anunciou que ainda nesta segunda-feira (30) deve ser liberado o envio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para os municípios que já decretaram situação de emergência ou calamidade pública.

    Também foi anunciada a liberação de empréstimos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) sem juros.

    Os primeiros recursos que forem repassados pelo Ministério serão destinados ao que o ministro Daniel Ferreira chamou de “socorro e assistência humanitária”, como kits de higiene, limpeza, colchões, cestas básicas, combustível e alimentação para equipes de resgate.