Governo recua de vacinar jovens, depoente falta à CPI e mais de 16 de setembro

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Governo federal suspende recomendação de vacinação para adolescentes, diretor-executivo da Prevent Senior falta ao depoimento na CPI da Pandemia e projeção da inflação pelo Ministério da Economia estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 16 de setembro de 2021.

Governo recua de vacinar jovens

O Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de adolescentes sem comorbidades. A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 revisou a recomendação para os adolescentes de 12 a 17 anos. A nova orientação é vacinar apenas os jovens com comorbidades ou deficiência permanente.

Depoente falta à CPI

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista, não foi depor na CPI da Pandemia hoje. Em nota, a operadora de saúde diz que intimação para o depoimento chegou no fim da tarde de ontem e, portanto, não houve tempo hábil para o comparecimento. A comissão convocou o diretor para investigar possível pressão para que os médicos prescrevessem o chamado “Kit Covid”, com medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Verba para ensino fundamental

O Brasil não aumentou o orçamento destinado para o ensino fundamental em 2020 e 2021, mesmo com os desafios impostos pela pandemia. Movimento vai na contramão da maioria dos países acompanhados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados são do relatório de educação divulgado hoje pela organização.

Vaga no STF

Após dificuldades de aceitação do nome de André Mendonça para cadeira na Suprema Corte, Bolsonaro recebeu sugestões de indicações alternativas para a vaga. Mendonça seria o nome “terrivelmente evangélico” prometido pelo presidente, e líderes religiosos cobram ele. Na manhã de hoje, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse: “vamos fazer o acordo necessário para definir sobre essa indicação”.

Projeção da inflação

Projeção da equipe econômica para a inflação aumenta e chega a quase 8%. Em edição publicada hoje do Boletim Macrofiscal do Ministério da Economia, a expectativa atual é de o que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), feche o ano em 7,9%. A previsão da edição anterior era de 5,9%. Se confirmado, o valor supera o teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN