Greve dos ferroviários paralisa linhas da CPTM em SP na manhã desta quinta-feira

Ao menos quatro linhas foram afetadas pela paralisação; ferroviários decidiram greve após uma audiência com TRT-SP terminar sem acordo

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Convocada por sindicatos de ferroviários do estado de São Paulo, uma greve paralisa linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15). Ao menos quatro linhas são afetadas pela greve. 

A paralisação foi decidida na noite desta quarta-feira (14), depois que uma audiência realizada entre os sindicatos e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) acabou sem acordo entre os ferroviários e o empregador. 

“O TRT propôs que a CPTM repusesse o salário em 6,22%, mas a empresa não aceitou. A categoria está cansada de tanto desrespeito e resolveu parar o serviço a partir da 0 hora dessa quinta”, disse o presidente interino do Sindicato da Sorocabana, José Claudinei Messias, de acordo com nota divulgada à imprensa. 

Veja a situação das linhas da CPTM nesta manhã: 

Linha 7 – Rubi: funcionamento parcial (trens circulam no trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a estação Caieiras)

Linha 8 – Diamante: funcionamento parcial (trens circulam no trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a estação Barueri)

Linha 9 – Esmeralda: paralisada

Linha 10 – Turquesa: funcionamento parcial (trens circulam entre a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André e a estação Tamanduateí)

Linha 11 – Coral: operação normal

Linha 12 – Safira: operação normal

Linha 13 – Jade: operação normal

Resposta da CPTM e da SPTrans

Em nota, a CPTM disse lamentar a decisão dos sindicatos e afirmou ter a ser favor uma decisão da Justiça do Trabalho “que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$100 mil”. 

“A empresa também irá operar com um plano de contingência para atender a todos que precisam do transporte, principalmente aos que trabalham em serviços essenciais. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operarão normalmente nesta quinta-feira”, diz a nota. 

Segundo a CPTM, a situação dos trens será permanentemente atualizada ao longo da quinta-feira em suas redes sociais e no site da empresa

Em nota, a SPTrans informou que ainda não recebeu solicitação para acionamento do Paese no sistema ferroviário. “A gestora acompanha a movimentação de passageiros nas linhas municipais na manhã desta quinta-feira (15/07) e determinou as empresas de ônibus para que mantenham a operação da frota operacional em 100% ao longo do dia.”

A nota diz ainda que o sistema Paese deve ser solicitado pela CPTM. “Vale esclarecer que o plano de atendimento entre empresas em situação de emergência (PAESE) contempla o acionamento por parte da CPTM, a qual também determina o trecho para atendimento e a quantidade de ônibus”, finaliza a nota. 

Mais Recentes da CNN