Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guaíba chega a 5,31 metros, água avança e devasta Porto Alegre neste domingo

    Prefeitura alerta moradores dos riscos de inundações catastróficas; em todo o Rio Grande do Sul, 75 pessoas morreram vítimas das chuvas

    André Rigueda CNN

    O lago Guaíba chegou a 5,31 metros neste domingo (5), níveis recordes na história de Porto Alegre. A marca anterior era de 4,76 metros, ocorrida em 1941. A prefeitura emitiu alerta para inundações catastróficas na capital.

    Segundo a prefeitura, são 60 vias totalmente bloqueadas em Porto Alegre, e 13 com bloqueios parciais. Diversas placas de carros que se perderam com os alagamentos foram recolhidas.

    https://twitter.com/Prefeitura_POA/status/1787164000783839718

    No fim da noite de sábado, a Defesa Civil do RS divulgou um novo mapa com as áreas em risco pela cheia do Guaíba. Clique aqui para ver em tela ampliada.

    https://twitter.com/DefesaCivilRS/status/1786920886211133711

    Em Porto Alegre, foram realizados 4 mil resgates em resposta a 1600 ocorrências, segundo a Defesa Civil.  A prefeitura também postou sobre pontos de doação para as vítimas.

    https://twitter.com/Prefeitura_POA/status/1787155938400419840

    Mortes

    Balanço divulgado no início da tarde deste domingo (5) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul revela que subiu para 75 o número de vítimas fatais em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado ao longo dos últimos dias. Outras seis mortes estão sob investigação.

    Do relatório anterior, do período da manhã, até o atual, o número de óbitos confirmados passou de 66 para 75. Ao todo, 334 municípios foram afetados.

    Além dos mortos, o estado tem 155 feridos e 103 desaparecidos. O número de pessoas afetadas é de 780.725, sendo que 88.019 estão desalojadas e 16.609 em abrigos.

    Lula pede liberação de emendas parlamentares

    Em entrevista coletiva concedida neste domingo (5), o presidente Lula anunciou ajuda federal para o Rio Grande do Sul e pediu que parlamentares liberem emendas para o estado, atingido por fortes temporais há dias.

    “Sei que os deputados têm um monte de emendas. Se cada deputado liberar emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões [de reais] que você [Eduardo Leite] terá imediatamente”, disse.

    A fala do presidente foi direcionada ao governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Também estavam presentes os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL). Outros parlamentares acompanhavam a coletiva.

    Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul / Ricardo Stuckert/PR

    Loja da Havan em Lajeado

    As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo da semana deixaram a unidade da loja da Havan, da cidade de Lajeado, coberta pela água. As imagens ganharam repercussão pela magnitude. A própria rede de lojas publicou nas redes sociais como ficou a estrutura após as águas baixarem.

    Tópicos