Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Helder Barbalho vai convidar o Rei Charles III para visitar Amazônia e apoiar COP30 em Belém

    Governador do Pará está em Londres para conversa com o monarca britânico sobre biodiversidade e proteção da floresta

    Rei Charles III será coroado em maio deste ano; ele assumiu o trono em setembro
    Rei Charles III será coroado em maio deste ano; ele assumiu o trono em setembro Imagens de Chris Jackson/Getty

    Américo Martinsda CNN

    em Londres

    O governador do Pará, Helder Barbalho, vai convidar o Rei Charles III para visitar a Amazônia e pedir o apoio real para a candidatura de Belém para sediar a COP30, a Cúpula do Clima, em 2025.

    Barbalho está em Londres para uma reunião com o monarca, que convidou o governador para uma recepção nesta sexta-feira (17), seguida de um encontro privado no Palácio de Buckingham.

    Os dois vão conversar sobre políticas de preservação da biodiversidade.

    Em entrevista exclusiva à CNN, Barbalho afirmou que vai mostrar ao Rei Charles III o que o Brasil, em geral, e o estado do Pará, em particular, estão fazendo para combater as ilegalidades ambientais no país.

    Ele disse também que pretende dialogar com o rei sobre políticas de transição de uso do solo, bioeconomia, investimentos em tecnologia, ciência e inovação.

    Durante o encontro, o governador vai pedir o apoio do monarca para a candidatura de Belém para sediar a Cúpula Mundial do Clima em 2025, a COP30. Barbalho também vai pedir que o rei visite a cidade até antes mesmo da realização da cúpula.

    No mês passado, o Itamaraty formalizou a candidatura da cidade junto à ONU, que organiza as COPs.

    Esta seria a primeira cúpula do clima realizada na Amazônia – a maior floresta tropical do mundo e cuja preservação é fundamental para conter as mudanças climáticas.
    Segundo Barbalho, o apoio do rei seria muito importante para a candidatura.

    “Trata-se de um líder de relevância global, com histórico de ativismo na área ambiental. Ele é um importante articulador do movimento que precisamos incentivar na construção de um modelo de sustentabilidade mundial”, destacou o governador à CNN.

    Charles III visitou a cidade de Belém em 1991, junto com a então princesa Diana, durante uma viagem ao Brasil, quando ainda era o Príncipe de Gales.

    Nesta quinta-feira (16), Barbalho também se reuniu com Alok Sharma, o parlamentar britânico que presidiu a COP26, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.

    Sharma apoiou a candidatura de Belém e se colocou à disposição para ajudar na coordenação do evento.

    No fim da tarde, o governador visitou Kew Gardens, o jardim botânico de Londres, onde conheceu as pesquisas da entidade sobre a vegetação amazônica.

    Barbalho afirmou que considera a possibilidade de criação de uma parceria entre Kew Gardens e o Bioparque do estado do Pará.