Projeto 'Histórias Por Telefone' leva contos e poesias via ligação para isolados

Serviço de leitura foi criado para entreter principalmente idosos no período de reclusão, unindo voluntários e pessoas que quisessem ouvir as histórias

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

“Quando uma colaboradora nossa foi trabalhar de casa pelo coronavírus, ela nos pediu para que ligássemos para que não se sentisse sozinha. Liguei e após a conversa pensei em quantos idosos estão em casa sem companhia”, explica Pedro Gerolimich, idealizador do projeto 'Histórias Por Telefone', que leva histórias e poesia através de ligações.

O serviço de leitura foi criado para entreter principalmente idosos no período de reclusão devido à pandemia unindo voluntários e pessoas que quisessem ouvir as histórias para levar carinho e atenção. A iniciativa conseguiu em quase dois meses reunir cerca de 3 mil ouvintes e mil voluntários.

“A ideia é usar história e poesia para combater a solidão e a depressão que pode acometer as pessoas nesse período. Pensamos em fazer por telefone por ser mais fácil para o público que queremos atender”, explica Pedro, que também é professor de história e superintendente de leitura e conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. É a própria secretária que está organizando o serviço.

Para se inscrever basta entrar no site oficial do projeto e completar um cadastro. É possível se cadastrar para receber, fazer ou até mesmo presentear ligações para entes queridos que se sintam sozinhos durante o isolamento.