Hospital de campanha do Pacaembu 'cumpriu função integralmente', diz secretário
Secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, diz que equipamentos de unidade de emergência irão para três hospitais públicos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na sexta-feira (26) que a prefeitura vai fechar o hospital de campanha do Pacaembu, construído no estádio para atender pacientes de Covid-19 durante a pandemia, na próxima segunda-feira (29).
Em entrevista à CNN, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse que a unidade de emergência cumpriu integralmente a sua função e, por isso, será desativada.
"O hospital [do Pacaembu] salvou 1.490 pessoas e apenas três faleceram. Tivemos uma estrutura montada que custou R$ 23 milhões aos cofres do município, mas o hospital Albert Einsten vai doar para a prefeitura os aparelhos do hospital que devem custar cerca de R$ 7 milhões", informou Aparecido neste sábado (27).
Entre os aparelhos que serão doados estão camas, colchões e oxímetros. "Nós vamos colocar [esses equipamentos] em três hospitais públicos: o hospital de São Miguel, da Cidade Tiradentes e de Itaquera, que são as regiões onde temos mais óbitos na cidade. Foi um importante equipamento que criamos nesse período de emergência e que cumpriu sua função integralmente", completou o secretário.
Leia e veja mais:
Assim como São Paulo, cidades do ABC vão adiar abertura de bares e restaurantes
Lojas de shoppings de São Paulo têm queda de até 90% após reabertura
Com redução de casos, hospital de campanha de Manaus encerra as atividades
Aparecido ainda detalhou que o hospital de campanha do Anhembi terá seus leitos divididos para receber os pacientes que anteriormente seriam destinados ao Pacaembu.
"O hospital do Pacaembu recebia os pacientes que saíam de UTI e precisavam de até mais 10 dias para se recuperar e ir pra casa. Vamos dividir os 900 leitos do Anhembi, metade deles continuará recebendo as pessoas que estão entrando na doença e, a outra parte, cumprirá o papel que era do Pacaembu, de receber as pessoas que estão saindo da UTI", explicou.
O secretário ainda disse que mais 40 leitos de enfermaria foram entregues no hospital do Jaçanã. "Vamos reabrir o hospital Sorocabana com mais 60 leitos e um novo hospital também na Av. Brigadeiro Luís Antônio, com 120 leitos de enfermaria", afirmou Aparecido.