Imagens de satélite mostram que incêndio atingiu 53% do Parque do Juquery

Ao todo, foram queimados 1.175 hectares – equivalentes a 1.646 campos de futebol; fotos foram divulgadas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP

Murillo Ferrarida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Imagens de satélite divulgadas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo mostram a dimensão do incêndio florestal que atingiu o Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, e consumiu 53% da área da Unidade Conservação.

Os dados comparativos foram obtidos em 20 de julho, antes do fogo, e em 24 de agosto, após o fim do incêndio. Ao todo, foram queimados 1.175 hectares – equivalentes a 1.646 campos de futebol.

O incêndio no Parque do Juquery teve início na manhã do dia 22 de agosto e durou 4 dias. Mais de 300 pessoas entre integrantes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e funcionários do parque trabalharam no combate às chamas.

A Polícia Civil investiga se a causa do incêndio florestal foi a queda de um balão no local.

Além da vegetação destruída pelo fogo, o incêndio também atingiu a fauna do parque. Vinte e cinco animais foram resgatados por veterinários voluntários, sob responsabilidade do Conselho Regional de Medicina Voluntária (CRMV). Destes animais, 14 não resistiram aos ferimentos e morreram.

De acordo com o governo do estado, o parque permanece fechado e não há previsão de reabertura à população, já que equipamentos de atividades de lazer como bancos, mesas, quiosque e placas informativas também foram destruídos.

Mais Recentes da CNN