Imagens mostram últimos momentos de André do Rap na prisão; veja o vídeo

Chefe do PCC foi liberado em 10 de outubro, mas teve a soltura revertida logo depois; ele segue foragido desde então

Ouvir notícia

Imagens das câmeras de segurança da penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, obtidas pela CNN, mostram os últimos momentos do chefe do PCC André Oliveira Macedo – o André do Rap – ao deixar a prisão. 

Condenado em segunda instância por tráfico internacional, André do Rap foi solto após uma decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, entretanto, foi suspensa pouco depois e uma nova prisão imediata do traficante foi solicitada, mas André do Rap não foi mais encontrado e está foragido desde então.  

Leia também:
O que está em jogo na decisão do STF de manter a prisão de André do Rap
André do Rap: entenda cronologia de caso do chefe do PCC foragido

André do Rap
Imagens das câmeras de segurança da penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, obtidas pela CNN, mostram os últimos momentos do chefe do PCC André do Rap ao deixar a prisão
Foto: Reprodução

Nos vídeos captados pelas câmeras do presídio, às 10h14 da manhã do dia 10 de outubro, é possível ver André do Rap (de camiseta branca e calça bege) deixando a cela com alguns pertences. Em outra captação, às 11h04, assina alguns papéis em um balcão interno para, às 11h45, finalmente, sair já sem algemas pela porta da frente do presídio. 

Marco Aurélio determinou a soltura afirmando que André do Rap estava preso desde o fim de 2019 sem sentença condenatória definitiva, o que feriria a Lei Anticrime. Aprovado neste ano, o texto prevê que as prisões preventivas sejam revistas a cada 90 dias, o que, no entendimento do ministro, não aconteceu.  

Em entrevista à CNN, o advogado de André do Rap, Áureo Tupinambá, contou que, por telefone, o cliente dele havia se comprometido a se entregar para a polícia e esperar que um recurso jurídico derrubasse a decisão do presidente do STF, Luiz Fux, de mandá-lo de volta para a cadeia. Mas o chefe do PCC não apareceu.

(*Com reportagem de André Rosa)

Mais Recentes da CNN