Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inmet alerta para chuvas intensas em todo o país no fim de semana; veja previsões

    Segundo o órgão, 24 estados e o Distrito Federal deverão ter tempestades até a manhã de sábado (13)

    Ao menos 20 estados brasileiros estão sob alerta de chuva para este fim de semana
    Ao menos 20 estados brasileiros estão sob alerta de chuva para este fim de semana Reprodução/Inmet

    Julia Fariasda CNN*

    Em São Paulo

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas para quase todo o país neste fim de semana. Segundo o órgão, 24 estados e o Distrito Federal estão sob alerta.

    As regiões mais afetadas deverão ser o litoral de Santa Catarina, centro-sul do Ceará, centro do Piauí, oeste da Paraíba e noroeste de Pernambuco, além de grande parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás. O alerta começa nesta sexta-feira (12) e vai até o fim da manhã de sábado (13).

    Nessas regiões de maior perigo, o volume acumulado de chuvas pode variar entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h. O Inmet alertou ainda para os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

    Veja a previsão para cada região

    Sul

    Até a manhã deste sábado, a previsão para a Grande Florianópolis, Norte e Sul Catarinense e Vale do Itajaí é de chuvas intensas.

    Além disso, o alerta do Inmet para perigo de ventos costeiros na região da Grande Florianópolis se estende até terça-feira (16).

    Norte

    A chance de chuva forte na região se concentra no Amapá e no Pará, inclusive nas capitais dos estados. Em alerta emitido pelo Inmet, válido até a manhã deste sábado, as chuvas intensas também devem atingir o Norte Amazonense e Piauiense, podendo acontecer a qualquer hora.

    Nordeste

    O alerta de perigo do Inmet para o Sul Cearense e Sudeste Piauiense começa hoje e vai até sábado. Segundo a Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia da Tempo Ok, a chuva segue frequente e volumosa, especialmente no Maranhão, no Piauí, no Ceará e no Rio Grande do Norte.

    Além disso, há risco de inundações e transbordamentos. No leste da Paraíba e de Pernambuco, em Alagoas, no Sergipe e no leste da Bahia, a quantidade de água esperada é menor que nos dias anteriores, mas a situação é crítica devido ao solo encharcado.

    Centro-Oeste

    O alerta de perigo de chuvas intensas do Inmet para o Leste do Mato Grosso do Sul e Centro Goiano é válido até amanhã.

    Segundo Sassaki, há risco de temporais isolados e de curta duração, mas que podem ser volumosos devido a um fluxo de umidade que chega da região Norte.

    Sudeste

    Segundo a especialista em meteorologia da Tempo Ok, no Sudeste do país as chances de chuvas aumentam na capital paulista no domingo (14).

    Além disso, devido a uma “circulação de ventos úmidos do mar”, a formação de nuvens aumenta no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com chance de chuva nas áreas litorâneas.

    *Sob supervisão de Duda Cambraia