Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Manaus tem alerta de chuvas fortes com risco de deslizamentos, diz Defesa Civil

    Na capital amazonense, o volume acumulado de chuva passou de 63 milímetros somente nesta sexta-feira (12)

    Alerta para fortes chuvas é válido até as 21h desta sexta-feira (22)
    Alerta para fortes chuvas é válido até as 21h desta sexta-feira (22) Getty Images

    Carol Queirozda CNN Em Manaus

    A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta à população para o risco de deslizamentos de terra em áreas de risco por conta das fortes chuvas que atingem a capital do estado, Manaus, nesta sexta feira (12).

    Conforme a Defesa Civil, a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas nas próximas horas. O alerta é válido até às 21h de hoje e pede que a população siga as orientações dos órgãos de segurança e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, a instrução é ligar 199 ou 193.

    De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nesta manhã, o acúmulo de precipitação chegou a 63,04 mm na capital.

    Equipes da Prefeitura precisaram atuar em quatro ocorrências na manhã de hoje.

    Na zona norte da capital, um bueiro chegou a romper e houve um ponto de alagamento. Um desabamento foi registrado na zona leste e uma árvore caiu na região oeste da cidade.

    Também chove forte em outros municípios como Manacapuru, que registou um acúmulo de 59.14 mm. Por lá, a preocupação é por conta da ocupação de margens fluviais potencialmente instáveis com degraus de abatimento, rachaduras e registros prévios de solapamento das margens (“terras caídas”), bem como pela ocupação de encostas de alta declividade com histórico de deslizamentos e processos erosivos instalados.