Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Instituto Evandro Chagas inicia missão humanitária em terra Yanomami

    Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), instituição envia seis profissionais para contribuir com o fim da crise humanitária

    De acordo com o Ministério da Saúde, a equipe passou por orientação prévia, específica para profissionais de saúde que fazem viagens em situação de emergência em saúde pública
    De acordo com o Ministério da Saúde, a equipe passou por orientação prévia, específica para profissionais de saúde que fazem viagens em situação de emergência em saúde pública Fernando Frazão/Agência Brasil

    Matheus Meirellesda CNN

    em São Paulo

    O Instituto Evandro Chagas (IEC), do Pará, enviou nesta semana seis profissionais em missão humanitária para a terra Yanomami.

    O objetivo é apoiar os esforços para reduzir os impactos da crise humanitária enfrentada pelos indígenas.

    A missão faz parte do plano emergencial do Ministério da Saúde e deve durar 16 dias, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

    Foram enviados microscopistas, auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório e pesquisadores de parasitologia.

    Os profissionais se juntarão a equipes que já estão atuando na região, focadas nos atendimentos prestados na Casa de Saúde Indígena e nos polos de atendimento de saúde. A proposta inclui ações como: diagnóstico situacional e laboratorial, administração e supervisão de tratamento específico e educação em saúde.

    Um dos principais objetivos é evitar o avanço da malária, reduzindo as fontes de infecção, identificando os casos e as mortes pela doença e amplificando a prevenção na terra Yanomami.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a equipe passou por orientação prévia, específica para profissionais de saúde que fazem viagens em situação de emergência em saúde pública.

    A orientação abordou a contextualização sobre a emergência, instrução sobre cuidados individuais, uso de equipamento de proteção individual (EPI) e treinamento para alinhamento das ações que serão desenvolvidas em campo.