Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Leilão de transmissão de energia, queda na taxa de desemprego e mais de 30 de junho

    Maior leilão de transmissão de energia desde 2019 ocorreu nesta quinta-feira com a venda de todos os 13 lotes ofertados

    Torre de transmissão de energia
    Torre de transmissão de energia Stephane Mahe/Reuters (25.jun.2022)

    Da CNN

    Ouvir notícia

    O leilão de 13 lotes de linhas de transmissão de energia, e a taxa de desemprego no Brasil divulgada pelo IBGE estão entre os destaques desta quinta-feira (30).

    Leilão de transmissão de energia

    O maior leilão de transmissão de energia desde 2019 terminou com a venda de todos os 13 lotes ofertados. O certame foi dividido em duas partes, na manhã e na tarde, e ocorreu na sede da B3, em São Paulo. Ao todo, foram 10 empresas vencedoras, com deságios chegando a 59,90%.

    Os lotes representam 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e 6.180 megavolt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações. Os vencedores das concessões serão responsáveis pela construção das linhas, que deve demorar entre 42 e 60 meses, e posterior manutenção.

    Taxa de desemprego

    taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio, menor taxa para o período desde 2015, quando foi de 8,3%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (30). Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). O mercado esperava que a taxa ficasse em 10,24% no período.

    Em relação ao trimestre anterior, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, a taxa caiu 1,4 ponto percentual (p.p.). Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 4,9 p.p.

    Caso Milton Ribeiro

    Chegou ao Supremo Tribunal Federal a investigação sobre corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação e suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) na operação da Polícia Federal que prendeu o ex-ministro Milton Ribeiro.

    O tribunal decretou o sigilo do processo, que antes estava público na Corte, mas sigiloso na Justiça Federal.

    Datena desiste de pré-candidatura

    O pré-candidato ao Senado por São Paulo José Luiz Datena (PSC) anunciou que não vai mais concorrer às eleições deste ano. Durante o programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, o apresentador afirmou que decidiu “seguir seu caminho” fora da política. “Pensei bem e resolvi seguir meu caminho”, afirmou Datena.

    Em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia declarado apoio ao apresentador.

    Imigração nos EUA

    A Suprema Corte deu ao presidente Joe Biden a luz verde para encerrar a controversa política de imigração “Fique no México” que se originou sob o governo do ex-presidente Donald Trump.

    Desde o início de seu governo, Biden tentou encerrar a política, que envia certos cidadãos não mexicanos que entraram nos EUA de volta ao México – em vez de detê-los ou liberá-los nos Estados Unidos – enquanto seus procedimentos de imigração jogavam Fora.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

     

    *Publicado por Renata Souza

    Mais Recentes da CNN