Maior roda gigante da América Latina, com 91m, será inaugurada em Parque de SP

Atração ultrapassou altura da roda no Rio de Janeiro, que mantinha o título de maior da América Latina

Imagem gráfica da nova roda gigante
Imagem gráfica da nova roda gigante Imagem: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP

Carolina Ferrazda CNN

Ouvir notícia

A empresa São Paulo Big Wheel (SPBW) iniciou a montagem da maior roda gigante do Brasil, que terá 91m de altura e será unida por estais, como a ponte Estaiada, cartão postal da cidade. Nomeada de “Roda São Paulo”, ela ficará localizada no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos com uma área de 4,5 mil metros quadrados.

Com inauguração prevista até junho de 2022, o projeto integra as ações do Governo do Estado de São Paulo para revitalizar a região do Rio Pinheiros.

Ela será a maior roda gigante da América Latina, superando o título até então da Yup Star Rio, no Rio de Janeiro, com 88m de altura, e também ultrapassando demais rodas gigantes do exterior, como Toronto, Paris e Chicago. O título de maior roda gigante do mundo pertence à Ain Dubai (250 metros de altura), inaugurada em setembro do ano passado.

No total, a estrutura terá mais de mil toneladas e vai utilizar o maior guindaste rodoviário disponível no Brasil. A montagem está sendo realizada com todos os cuidados possíveis e assim que terminada a Roda São Paulo deve gerar cerca de 160 novos empregos diretos e indiretos.

Serão 42 cabines com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, wi-fi, monitoramento por câmeras e interfone.

O local é de fácil acesso para quem optar ir de trem, metrô, ônibus e até mesmo de bicicleta através das ciclovias e ciclofaixas montadas aos domingos e feriados. A expectativa é receber 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do público que frequenta os parques.

Imagem gráfica da nova roda gigante / Imagem: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP

O programa novo Rio Pinheiros tem como objetivo revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo por meio de ações de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade.

*Sob supervisão de Giulia Alecrim

Mais Recentes da CNN