Maioria dos produtores rurais ajuda a conservar a Mata Atlântica, diz MapBiomas

À CNN Rádio, o coordenador Marcos Rosa disse que um estudo aponta que o bioma tem áreas em recuperação

Menos de 1% das propriedades privadas têm processo de desmatamento, diz pesquisador
Menos de 1% das propriedades privadas têm processo de desmatamento, diz pesquisador Ibama

Amanda Garciada CNN*

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN Rádio nesta quinta-feira (16), o coordenador técnico do MapBiomas, Marcos Rosa, afirmou que um levantamento sobre as transformações da Mata Atlântica aponta que há muitas partes do bioma “em recuperação”.

“É uma boa notícia, algo que tem que ser bem planejado e incentivado para fomentar a recuperação da Mata Atlântica”, disse.

Ele destacou que, atualmente, “a grande maioria dos produtores rurais é parceira da conservação”: “Menos de 1% das propriedades privadas continuam com processo de desmatamento. Produtores seguem leis e regulamentações.”

Segundo Rosa, eles perceberam que “para produzir, precisam de água, clima regulado”. “Quando há seca, calor ou muito frio, isso quebra a produção agrícola, eles são parceiros da conservação.”

 

Ele explicou que as bacias que nascem na Mata Atlântica precisam ser revitalizadas. “Quando há recuperação da cobertura florestal de nascentes, elas voltam a produzir água e em maior quantidade. A questão hídrica depende da recuperação florestal. Tem bacia hidrográfica com menos de 20% de cobertura florestal, é um longo caminho a ser percorrido.”

Mesmo assim, Marcos Rosa disse que, diferentemente de três décadas atrás, o Ministério Público atua “muito forte” na defesa do meio ambiente. “O desmatamento caiu muito da década de 1980 para cá. Não está sob controle, mas a gente monitora com imagens. A gente sabe onde estão os crimes ambientais, e a questão agora é vontade política para combatê-los.”

*Com produção de Bel Campos

Mais Recentes da CNN