Moro suspende tempo máximo de espera do SAC

A espera para falar com um atendente por telefone poderá ser maior do que um minuto

André Spigariol
Compartilhar matéria

O ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, suspendeu por dois meses os prazos máximos de espera para atendimento nos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas. A medida foi publicada nesta quinta-feira (2) pelo Diário Oficial da União. Com isso, a espera para falar com um atendente por telefone poderá ser maior do que um minuto. 

A portaria determina ainda que as empresas deverão priorizar o atendimento ao consumidor “por canais alternativos que possibilitem a resolução de problemas sem a necessidade de exposição aos riscos de contaminação de operadores dos SACs”. Segundo Moro, o atendimento nos call centers deverá priorizar o atendimento de urgência e de emergência.

O objetivo da medida é proteger a saúde dos trabalhadores que atuam nas centrais telefônicas. Até por isso, a nova normativa diz que “na situação excepcional da realização de serviço presencial, por atendimento telefônico, telecomunicações e call center, deverão ser adotadas cautelas de higiene e de saúde, garantindo-se o provimento de insumos e outros recursos necessários para a proteção à saúde dos trabalhadores”. 

No caso dos órgãos do governo de proteção ao consumidor, também serão priorizados os atendimentos por meio dos canais digitais dos Procons e pela plataforma consumidor.gov.br.