Não voltaremos aos modelos de ensino de antes da pandemia, avalia especialista

À CNN Rádio, o sociólogo Luiz Roberto Curi explicou projeto que sugere a criação de novos modelos de aprendizagem

Ideia é criar um processo capaz de garantir novas formas de aprendizado mediadas por tecnologia, diz especialista
Ideia é criar um processo capaz de garantir novas formas de aprendizado mediadas por tecnologia, diz especialista Agência Brasil/arquivo

Amanda GarciaBel Camposda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A pandemia trouxe mudanças substanciais para a educação e abriu espaço para uma nova rotina de aprendizado, é como avalia o sociólogo e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, autor de um projeto que sugere a criação de novos modelos de aprendizagem, como cursos híbridos, que mesclam aulas presenciais e online.

“Não podemos imaginar que voltaremos ao modelo de 2019″, afirma. Ele prevê que as escolas reordenarão o currículo para enfrentar as mudanças aceleradas pela pandemia. “A ideia é elaborarmos um processo capaz de garantir novas formas de aprendizado, especialmente mediadas por tecnologia capazes de ampliar as perspectivas do ensino”, disse.

Segundo ele, os novos modelos de aprendizado implicam, necessariamente, as mudanças no currículo e a mediação de plataformas tecnológicas devem ser inseridas ao longo de todo o processo de aprendizagem. Ele coloca o ensino à distância como processo cada vez mais apropriado para a formação de competência nos estudantes.

Curi reforçou que a prática deve “fortalecer uma formação que seja capaz de indicar uma rota vinculada a requisitos profissionais e cumpra desafios de inserção profissional e aproveitamento do diploma”, avalia.

Mais Recentes da CNN