Parlamentares pedem convocação do ministro da Educação após demissões no Inep

Deputados se mobilizam depois de pedidos de demissão no Inep

Basília Rodrigues, da CNN, em São Paulo
Prova Enem
Provas do Enem  • Foto: Reprodução/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Após a série de demissões no Inep divulgada pela CNN Brasil, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado federal Professor Israel, pediu à Comissão de Educação da Câmara a convocação do ministro Milton Ribeiro e o convite do presidente do Instituto, Danilo Dupas.

Para o parlamentar, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para o fim deste mês, corre riscos. "A administração do Dupas elevou o Inep a uma deterioração muito rápida, a uma profunda crise de confiança entre os servidores e a gestão, a ponto de que agora dezenas de servidores renunciaram a seus cargos de confiança. O ENEM está ameaçado, mas não só ele. Outras avaliações importantes e a produção de dados que baseiam as políticas públicas em educação no Brasil também estão ameaçadas", afirmou o deputado

O parlamentar avalia que as demissões impactaram cargos responsáveis pelas orientações de aplicação e logística nos dias das provas. O pedido vai ser analisado pela comissão de Educação nesta quarta-feira (10).

Em poucos dias, o Inep, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, registrou 32 baixas, 30 delas somente nesta segunda-feira. Coordenadores e substitutos entregaram os cargos alegando que o órgão sofre de má gestão.

A Frente Parlamentar, que reúne cerca de 320 parlamentares, entre deputados e senadores, também encaminhou pedido de informações para o MEC e o Inep sobre o ocorrido, também solicita uma audiência pública para debater o problema com entidades que representam estudantes universitários e secundaristas.

A CNN tentou contato com o Inep, diretamente o diretor do instituto, Danilo Dupas, e com o Ministério da Educação mas, até o momento, não teve retorno.