Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Neca Setubal: Faltam políticas públicas nacionais para proteger a Amazônia

    A Especialista CNN em inclusão social explica os principais desafios de organizações filantrópicas que buscam combater a ilegalidade na região amazônica

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips trouxeram à tona a urgência de pensar como combater as ilegalidades na Amazônia. A Especialista CNN em inclusão social Neca Setubal falou sobre as iniciativas já existentes e os principais desafios na região.

    “A filantropia já atua há um tempo buscando caminhos e soluções para resolver os problemas na Amazônia.” Ela explicou que há grupos que reúnem acadêmicos, organizações da sociedade civil e empresários para buscar diferentes soluções para os diferentes eixos do lugar.

    “Esses grupos também atuam em parceria com as comunidades locais, para fortalecer as instituições e organizações amazônicas”, ressaltou.

    No entanto, há dificuldades enormes, impostas principalmente pelas longas distâncias em um território tão vasto, e pela diferenciação dos grupos que residem na Amazônia – indígenas, quilombolas, ribeirinhos, habitantes das grandes cidades, etc.

    “O maior desafio é a falta de uma política pública nacional que possa coordenar esses diferentes grupos, dando conta de sua complexidade. No momento atual, há maior possibilidade de atuação ilegal por falta de políticas públicas”, afirmou Setubal.

    Veja mais no vídeo acima.

    Mais Recentes da CNN