Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Negacionismo científico sem precedentes”, diz presidente da bancada do agro sobre questões do Enem

    Deputado Pedro Lupion (PP-PR) preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que pediu a anulação de três questões do Enem 2023 por entender a presença de "cunho ideológico"

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), disse que “jogar o agro contra o país é negacionismo científico sem precedentes”, se referindo às questões do Enem que abordaram o agronegócio.

    A bancada pediu a anulação de três questões do Enem 2023 por entender a presença de “cunho ideológico”.

    Lupion disse que as questões eram uma “vergonha total” e chamou o Enem de “prova completamente ideologizada, que joga o agro contra a população brasileira e vice-versa”.

    Ele ainda acrescentou que o ocorrido era de “interesse único e exclusivo daqueles que querem prejudicar nosso Brasil e os produtores”.

    A FPA pediu a anulação das questões 70, 71 e 89 do exame.

    A pergunta que mais chamou a atenção foi a de número 89, que trata da atuação do agronegócio no Cerrado. O texto traz fatores negativos do setor, como a “violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”. As cinco alternativas disponíveis para resposta contêm outros elementos negativos que estariam relacionados com o agro.

    Veja as questões abaixo:

    Questão 70 do Enem 2023./ Reprodução
    Questão 71 do Enem 2023./ Reprodução
    Questão 89 do Enem 2023./ Reprodução