No Paraná, semana começa com frio e temperaturas abaixo de -5°C

Segundo o Simepar, cidades registraram geadas e queda de temperaturas devido a uma massa de ar frio e seco que atinge a região

Frio no Sul: geada cobre o gramado na cidade de Guarapuava (PR)
Frio no Sul: geada cobre o gramado na cidade de Guarapuava (PR) Foto: Eduardo Matysiak / Futura Press / Estadão Conteúdo (28.jun.2021)

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

No Paraná, a semana começou com muito frio e temperaturas abaixo dos – 5ºC. O municípios de General Carneiro registrou -5,4ºC na manhã desta segunda-feira (19). Em várias cidades do oeste, sudoeste, centro-sul do estado, as temperaturas negativas também foram observados. 

Foi o dia mais frio do ano nas cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e União da Vitória.

Em Curitiba, a menor temperatura foi de 1,5°C (entre às 06 e 07 horas). Segundo o Sistema de Metereologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), não foi o valor mais baixo do ano na capital paranaense, que registrou 0,4°C em 30 de junho. 

O frio derrubou os termômetros no estado devido a uma intensa massa de ar frio e seco, segundo o Simepar, que alertou para geadas no estado.  

“Previsão de geadas para todos os setores paranaenses, inclusive na microrregião de Antonina/Morretes, no Litoral. Nas regiões Sul, Sudoeste, Campos Gerais e centro-sul geadas moderadas a fortes. Na faixa norte, as geadas serão fracas.”

Previsão para terça-feira 

Nesta terça-feira (20), o frio deve continuar intenso e as temperaturas novamente apresentarão valores baixos no Paraná. 

Segundo o Simpear, há previsão de geadas ao amanhecer. “O ar frio que predomina também é mais seco, possibilitando perda radiativa de calor junto à superfície para atmosfera. Ao longo do dia a nebulosidade aumenta um pouco no interior”, diz o órgão. 

Mais Recentes da CNN