Mulher é presa na Bahia por golpes em cartões de crédito de idosos

Ex-funcionária de rede varejista teria desviado limites para comprar em lojas físicas e online; uma das vítimas acumulou dívida superior a R$ 10 mil

Bruno Araújo, colaboração para a CNN Brasil, no Recife
IDOSOS GOLPE FRAUDE
Ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais.  • Pedro Moraes/Polícia Civil da Bahia
Compartilhar matéria

Uma mulher de 37 anos foi presa nesta quarta-feira (10) em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, durante a Operação Vitrine. A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais.

Segundo as investigações, a suspeita aproveitava a vulnerabilidade de clientes idosos e com pouca instrução para aplicar golpes em cartões de crédito. O esquema incluía a abertura de contas em nome das vítimas, a inclusão de seguros não autorizados — em um dos cartões chegaram a ser identificados 15 contratos, e o uso indevido dos dados para compras em comércios locais e plataformas digitais.

A polícia apurou que, quando os consumidores questionavam as cobranças, eram induzidos a fornecer nova biometria.

A estratégia resultava na emissão de segunda via de cartão enviada para endereço controlado pela acusada. O limite era rapidamente consumido. Uma das vítimas acumula débito acima de R$ 10 mil em um cartão que jamais chegou a receber.

Na casa da mulher, os agentes apreenderam eletrônicos, eletrodomésticos e outros bens, entre eles notebook, iPhone, tablet, fogão e televisores, todos sem comprovação de origem. Os materiais serão periciados para verificar se foram adquiridos com recursos desviados.

A presa foi levada para a unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça. A polícia ainda busca identificar novas vítimas e eventuais comparsas no esquema.