PF faz operação contra tráfico de cocaína para a Europa
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão na Bahia e em Santa Catarina

A PF (Polícia Federal) realizou uma operação na manhã desta sexta-feira (10) para combater uma organização criminosa investigada por tráfico internacional de cocaína. As investigações apontam que o grupo transportava as drogas para a Europa por meio de rotas marítimas, com o uso de veleiro e cargas contaminadas em contêineres.
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, nas cidades de Trancoso, Eunápolis e Porto Seguro, na Bahia, e em Canhanduba, em Santa Catarina, contra investigados apontados como integrantes dos núcleos operacional e logístico da organização.
PF mira grupo que trazia cocaína da Bolívia em aeronaves
A "Operação Vaza Maré" ocorreu em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Federal.
Investigações
As investigações apontam que o grupo atuava no envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa.
A ação é resultado de investigação conduzida pela Polícia Federal que teve início após a apreensão de mais de duas toneladas de cocaína transportadas a bordo de um veleiro interceptado em 2021, durante tentativa de envio da droga ao exterior.
No decorrer das apurações, novos elementos de prova permitiram identificar a estrutura da organização criminosa.
Mortes ligadas à cocaína crescem no Brasil, alerta relatório da ONU
Além dos mandados, também foi determinado o bloqueio de contas bancárias e demais ativos financeiros dos investigados.Todo o material apreendido será submetido à perícia técnica e analisado no âmbito da investigação para subsidiar a continuidade da persecução penal.


