Salvador intensifica fiscalização contra bebidas alcoólicas clandestinas

Vigilância da Saúde iniciou a operação preventiva em bares, supermercados e outros pontos de venda; capital baiana não tem registro de intoxicação por metanol

Camila Tíssia, da CNN, Salvador
A SMS destaca que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos após ingestão de bebida alcoólica deve procurar imediatamente um serviço de saúde  • Reprodução
Compartilhar matéria

Diante da situação nacional relacionada aos casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas clandestinas ou adulteradas, uma operação preventiva foi iniciada na quinta-feira (2) em Salvador.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) vai intensificar nos próximos dias as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e outros pontos de venda. O objetivo é proteger a população e evitar que episódios semelhantes ocorram na capital baiana.

Até o momento, não há registros confirmados em Salvador relacionados ao surto identificado em outras cidades do país. No entanto, diante dos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e considerando o risco de circulação de bebidas de procedência duvidosa, a SMS adotou essas medidas.

Diante da gravidade, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar os casos e coordenar a resposta em todo o país. Além disso, orientações através de uma nota técnica também foram enviadas aos estados e municípios para que haja um padrão nas respostas e monitoramento com esses casos, realizar notificações imediatas e garantir a condução adequada do atendimento.

Por isso, a SMS reforça a orientação para que a população não consuma bebidas sem rótulo, selo fiscal ou procedência clara. Sabendo que, o metanol, substância tóxica usada em produtos industriais, quando ingerido em bebidas adulteradas, pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça intensa, visão turva, tontura e, em casos graves, levar à cegueira, insuficiência renal, coma ou até mesmo à morte.

A SMS destaca ainda que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos após ingestão de bebida alcoólica deve procurar imediatamente um serviço de saúde e, se possível, levar a embalagem do produto consumido para análise.

Intoxicação por metanol: quando procurar um hospital?