COP30

COP30: Belém conclui entregas do Complexo Porto Futuro II

Espaço cultural e científico reúne museus, centros de inovação e gastronomia voltados à bioeconomia amazônica e à valorização dos saberes tradicionais

Tayana Narcisa, da CNN Brasil, em Belém
Complexo Porto Futuro II, em Belém (PA).  • Raphael Luz/Agência Pará
Compartilhar matéria

Belém concluiu, nesta quarta-feira (8), o ciclo de entregas do Complexo Porto Futuro II, uma das principais obras do pacote de investimentos voltados à COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas).

A inauguração da Caixa Cultural Belém, instalada no Armazém 6A, marcou a finalização das obras que integram o conjunto, localizado na área central da capital paraense.

O novo equipamento cultural, administrado pela Caixa Econômica Federal, conta com 3.200 m² de área construída, distribuídos em três galerias, um teatro com 250 lugares, salas de oficina, áreas de convivência e estruturas com acessibilidade plena — incluindo elevadores, rampas e sinalização tátil.

 

O espaço funcionará de terça a domingo, das 11h às 22h, com entrada gratuita.

A programação de estreia traz duas exposições de destaque: “Espíritos da Floresta”, do Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU), e “Paisagens em Suspensão”, organizada a partir de acervos de instituições vinculadas ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Tópicos