“Europa está em silêncio”, diz enviado especial sobre metas na COP30

André Guimarães, que é diretor-executivo do Ipam, cobrou que a União Europeia apresente suas metas climáticas antes da conferência em Belém

Anna Júlia Lopes e Thomaz Coelho, da CNN Brasil, Brasília e São Paulo
Compartilhar matéria

O representante da sociedade civil para a COP30, André Guimarães, afirmou nesta segunda-feira (13) que a União Europeia ainda não apresentou suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) para a conferência, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Diretor-executivo do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Guimarães participa da Cerimônia Oficial de Abertura da Pré-COP, em Brasília, reunião preparatória para a COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

As NDCs são metas climáticas apresentadas por cada país signatário do Acordo de Paris, definindo seus planos de redução de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas.

A Europa se absteve de participar até agora. Estamos a menos de 30 dias da COP30 e a Europa não se manifestou e não apresentou NDC.
André Guimarães

Na avaliação de Guimarães, o momento é dos países do sul global. Segundo ele, cabe agora aos países do hemisfério sul definirem as “prioridades do planeta”.

A entrega das NDCs da COP 30 está abaixo do esperado, na avaliação da presidência do evento. Em agosto, o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, fez um apelo para que mais países apresentassem suas metas – à época, cerca de 80% das nações integrantes do Acordo de Paris ainda não haviam anunciado seus objetivos climáticos para os próximos anos.

Até o momento, só 62 foram entregues. A ONU (Organização das Nações Unidas) espera receber 125 novas NDCs até a realização da conferência, em novembro.

O Brasil foi o segundo país a apresentar a sua NDC. O documento foi apresentado em novembro do ano passado, com a meta de reduzir todos os gases do efeito estufa entre 59% e 67%, além de zerar o desmatamento até 2030.