Operação da PF combate esquema de lavagem de dinheiro do tráfico em aviões da FAB

Ação seria praticada por líder de uma organização criminosa, que remetia drogas para Europa utilizando aviões da Força Aérea Brasileira

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Foto: CComSEx

Vianey Bentesda CNN

em Brasília

Ouvir notícia

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (15), cinco mandados de busca e apreensão em Brasília e em Florianópolis/SC, na 5ª fase da Operação “Quinta Coluna”.

A ação apura a lavagem de dinheiro praticada pelo líder de uma organização criminosa, que remetia drogas para Europa utilizando aviões da Força Aérea Brasileira.

Foi determinado pela Justiça Federal também o sequestro e bloqueio de cinco imóveis, uma academia de ginástica, R$ 2 milhões que seriam de um empréstimo realizado pelo alvo da operação, dois carros de luxo e R$ 1,6 milhão de empresas e do investigado.

As investigações indicam que a obtenção de bens e a movimentação de valores eram realizadas em espécie e o investigado usava parentes como laranja.

Além disso, havia uso de empresas de fachadas para disfarçar a propriedade de imóveis e a circulação de grandes quantias de dinheiro.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, e podem pegar 13 anos de cadeia.

Mais Recentes da CNN