Operações policiais no Rio deixam 27 escolas fechadas no retorno das aulas

Unidades são localizadas em Bangu, Senador Câmara, Vila Aliança e Coreia, na Zona Oeste da capital fluminense

Nathalia Teixeira, da CNN*, no Rio de Janeiro
Operações policiais fecharam 25 escolas municipais e 2 estaduais no Rio de Janeiro  • Foto: Marcos Vidal/Futura Press/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

No primeiro dia do ano letivo de 2022, cerca de 27 unidades escolares das redes municipal e estadual continuaram fechadas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, devido a operações policiais na região.

Nesta segunda-feira (7), a Polícia Militar (PM) atuou na comunidade da Vila Aliança, em Bangu, e realizou ações para retirada de barricadas colocadas por criminosos em ruas do bairro Senador Camará e na Estrada do Viegas, na comunidade do Sapo, também localizadas na região oeste da cidade.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o Colégio Marieta Cunha da Silva, em Bangu, e o Ciep 313 Rubem Braga, de Senador Camará, não tiveram atividades presenciais para garantir a segurança de alunos e funcionários.

Já na rede municipal, foram 25 escolas situadas nos bairros Vila Aliança, Senador Camará e Coreia que não funcionaram por conta das ações da polícia.

Segunda a PM, as operações seguiram as restrições à política de segurança pública do Estado conforme a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgada em 2 de fevereiro.

(*Sob supervisão de Helena Vieira)