Petrópolis: motoristas de ônibus arrastados pela correnteza falam sobre tragédia
União dos dois Carlos aconteceu para se salvar e resgatar os passageiros dos coletivos; uma corda jogada por moradores de um condomínio ajudou nos resgates

A tragédia em Petrópolis uniu as trajetórias de dois Carlos. Eles protagonizaram cenas dramáticas e emblemáticas, na última terça-feira (15). Ambos eram os motoristas dos ônibus que foram levados pela correnteza.
Eles conseguiram se salvar e resgatar os passageiros, quando moradores de um condomínio jogaram cordas. Carlos Alberto Nascimento, um dos heróis dessa história, completou 52 anos nesta quinta-feira (17) e comemorou o seu “renascimento” e a possibilidade de ter podido ajudar as pessoas que estavam no coletivo que dirigia.
O motorista do segundo ônibus, Carlos Antônio Farias, de 45 anos, conta que se uniu com o outro Carlos para salvar as pessoas que estavam no ônibus e que a ajuda dos moradores do condomínio foi fundamental.
“Lançaram cordas em nossa direção, que foram amarradas nos ônibus e em portões, colunas e poste da via. Sendo possível começar a fazer o resgate dos passageiros, com a ajuda das pessoas do condomínio, a quem somos extremamente gratos”.
Ambos lamentaram não ter conseguido salvar todos os passageiros que estavam nos ônibus. Emocionado, Carlos Alberto Nascimento, fez um desabafo: “Eu não sei quem é o pai daquele menino que eu não consegui pegar. Mas, ele pode estar certo de que a dor que está sentindo é a mesma que eu estou. Eu só quero que Deus conforte muito a família. Aquela criança era tudo o que eu queria ter segurado”. Carlos Antônio também externou seu sofrimento pelas vidas perdidas: “Eu só queria salvar todo mundo. Só isso”, concluiu.
Na tarde da última terça-feira, quando a chuva começou a devastar Petrópolis, a correnteza que se formou em uma das ruas principais arrancou a estrutura da pista e arrastou os dois ônibus. Segundo os rodoviários, eles seguiram todos os procedimentos de segurança, mas não esperavam que a água fosse subir daquela maneira.
“O rio ainda estava sob controle, sem jogar água na pista. Estávamos seguindo itinerário para o bairro, porém, alguns metros à frente, após a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], veio uma onda em direção aos coletivos. Como recomendado, paramos os ônibus na pista, para deixar a água baixar e seguir viagem, posteriormente”, contaram os motoristas.
Logo depois, quando viram que o nível da água não parava de subir, acionaram a alavanca dos ônibus para que as janelas fossem retiradas e os passageiros pudessem sair. De acordo com os motoristas e cobradores dos dois coletivos, a queda de uma barreira na região foi o que provocou o desastre.
“Com o impacto da queda, a força da água balançou o ônibus, fazendo com que os veículos começassem a ser arrastados, não sendo possível salvar mais ninguém”.
Os dois motoristas voltaram ao trabalho nesta quinta-feira (17). Mesmo abalados, eles reconhecem a importância que têm para os moradores de Petrópolis. “Muitas pessoas dependem dos ônibus. Vários motoristas não conseguiram voltar ao trabalho. A população depende de nós”.
- 1 de 21
Veículos arrastados pela enchente que atingiu o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 2 de 21
Destruição causada pela chuva na localidade de Alto da Serra, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 3 de 21
Destruição causada pela chuva no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Lucas Lamela - 4 de 21
Destruição causada pela chuva na localidade de Alto da Serra, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 5 de 21
Destruição causada pela chuva na localidade de Alto da Serra, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 6 de 21
Funcionários trabalham para retirar lama de suas lojas na Rua Washington Luiz, no caminho do centro histórico da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 7 de 21
Destruição causada pela chuva no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 8 de 21
Veículo arrastado pela enchente é visto no Rio Quintadinha, na Rua Washington Luiz, no caminho do centro histórico de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 9 de 21
Veículo arrastado pela enchente que atingiu o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 10 de 21
Destruição causada pela chuva no Centro Histórico de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 11 de 21
Cidade de Petrópolis (RJ) foi atingida por fortes chuvas na noite desta terça-feira (15)
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO - 12 de 21
Diversas ruas da cidade foram alagadas e veículos foram arratados pela água
Crédito: Gabrielle Ravasco - 13 de 21
Muitos locais da cidade estão cobertos de água das chuvas e lama
Crédito: Gabrielle Ravasco - 14 de 21
A força das chuvas foi o suficiente para arrastar veículos no centro de Petrópolis
Crédito: Gabrielle Ravasco - 15 de 21
Veículos amontoados após inundações na cidade
Crédito: Gabrielle Ravasco - 16 de 21
Dois ônibus são arrastados em Petrópolis após as fortes chuvas
Crédito: Cleber Rodrigues/CNN - 17 de 21
Carro submerso em rio depois de fortes chuvas em Petrópolis, RJ
Crédito: Ricardo Moraes/Reuters (16.fev.2022) - 18 de 21
Árvores caídas e carros destruídos pelas chuvas em Petrópolis (RJ)
Crédito: Carlos Elias Junior/FotoArena/Estadão Conteúdo - 19 de 21
Ministério da Saúde calcula destruição de locais de atendimento à população em Petrópolis
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil - 20 de 21
Casa e carro são destruídos pelas fortes chuvas em Petrópolis (RJ)
Crédito: Carlos Elias Júnior/FotoArena/Estadão Conteúdo (17.fev.2022) - 21 de 21
Trabalhos das equipes de resgate em Petrópolis (RJ)
Crédito: Cleber Rodrigues/CNN (17.fev.2022)