Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Petrópolis (RJ) pode voltar a ter chuvas fortes nesta quinta-feira

    Corredor de umidade vindo do sul da Amazônia deixa o tempo bastante carregado em todas regiões fluminenses

    Léo LopesLudmila Candalda CNN

    em São Paulo

    Mais de 100 pessoas morreram vítimas dos deslizamentos de terra, enchentes e outros impactos provocados pelas fortes chuvas em Petrópolis na terça-feira (16).

    De acordo com a Climatempo, o município da região serrana do Rio de Janeiro pode voltar a registrar chuvas fortes nesta quinta (17).

    “O volume de chuva não será tão intenso quanto o registrado na tarde e noite de terça-feira (15), mas a chuva pode vir com forte intensidade em alguns momentos”, informa a instituição.

    A explicação para esse retorno da instabilidade na região é uma frente fria que avançou pela região Sudeste brasileira nos últimos dias. .

    O ar frio ajuda organizar um corredor de umidade que vem desde o sul da Amazônia até o litoral sudestino – a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

    Esse fenômeno favorece a formação de nuvens carregadas e deixa todo o estado do Rio de Janeiro com risco de chuva intensa nesta quinta (17).

    Como o solo ainda está muito encharcado pela chuva dos últimos dias, a Climatempo alerta para o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

    Até quarta-feira (16), Petrópolis já havia registrado 565,2 mm de chuva em fevereiro. A Climatempo afirma que é o maior voluma para o mês desde 2016.